quinta-feira, 30 de junho de 2011

Espirito de Vida

O impacto que o Autismo tem na Família




“Antes de os pais de uma criança com autismo serem pais dessa criança, eram um casal. Antes de se conhecerem, eram indivíduos com as suas identidades particulares.” Siegel (2008:183)


Quando se inicia uma nova família e se concebe um novo lar, também se dá início a um processo de adaptação, a vários níveis, desde as rotinas diárias, à (re)construção de valores e às condutas adaptativas da nova base familiar. Com a perspectiva da chegada de um filho, novas esperanças são assumidas pela família, no que se refere às suas semelhanças físicas, à sua personalidade, às suas formas de interacção social e afectiva, ao seu futuro. Estas expectativas são idealizadas desde o primeiro momento (concepção), espera-se que seja uma criança saudável e que tenha tudo o que a sociedade hoje em dia exige.

De acordo com Gomes (s/d:18) “Quando as idealizações dos progenitores são «derrubadas» porque o filho «chegado» não foi o idealizado, naturalmente há uma ruptura nesta idealização e surgem sentimentos de rejeição, não pela criança, mas pelo facto em si. A partir daqui, há toda uma família que tem de se adaptar a uma nova realidade e mudar a sua dinâmica compulsoriamente.”

Os pais necessitam de reflectir acerca dos sentimentos suscitados por um diagnóstico de autismo e há estádios pelos quais a maior parte das famílias passam. Saber como os outros pais pensam e raciocinam, quando enfrentam o diagnostico do seu filho, pode fazê-lo sentir que não está só e que não é o único que se sente confuso, furioso, triste, ou cujo os sentimentos ou pensamentos não consegue controlar, quando ao seu filho é diagnosticado esta patologia.

Segundo Correia (2003) as reacções dos pais à informação de que o seu filho é uma criança com NEE têm sido comparadas às experiências de perda de alguém amado, por morte ou separação. Assim, também os pais atravessam um período de luto pela perda de um filho “idealizado”.
Os vários modelos do processo de luto hipotetizam uma sequencia de estádios, que vão do choque inicial à aceitação da realidade. Se estes estádios são reais e vivenciados numa sequência idêntica por todos os pais, ainda é um facto que tem suscitado alguma controvérsia por parte da comunidade científica que se tem dedicado a esta área. Turnbull (cit in idem:63) refere que

“No momento do diagnóstico esta controvérsia torna-se irrelevante, porque os pais necessitam de expressar os seus sentimentos, já que isso constitui um passo saudável para a resolução, devendo ser facultada com honestidade toda a informação acerca da condição do seu filho.”


Os pais da criança com Autismo passam, ainda, pela maturação física e cognitiva num contexto social e psicológico, associado ao momento da adolescência, ate à procura desesperada de uma solução, que permita que o seu filho prepare o futuro.
Muitos são os factores que influenciam a forma como uma família se adapta às exigências acrescidas de ter uma criança com autismo. Há uma dinâmica básica que é estabelecida muito precocemente em algumas famílias e que se centra no medo de que a criança com esta patologia sinta qualquer forma de disciplina, ou de restrição, como rejeição. Segundo Marques (2000:125)

“ (…) quando referimos as crianças com autismo, não falamos de crianças com um défice manifestado em circunstâncias bem definidas e limitadas. Falamos de crianças que podem manifestar um comportamento permanente inadequado, às horas das refeições, na escola ou numa saída com a família. (…) são crianças com sérios problemas de comunicação e de interacção.”

Em suma, falamos de crianças que originam, nas suas famílias, elevados níveis de ansiedade, preocupação e instabilidade. Neste sentido, deveremos compreender todo este processo, a fim de se disponibilizar estratégias e atitudes educativas que promovam um desenvolvimento harmonioso da criança.


Bibliografia


CORREIA, Luís de Miranda, (2003). Inclusão e Necessidades Educativas Especiais – Um guia para educadores e professores. Porto: Porto Editora.

GOMES, Ana Maria Paula Marques. Famílias Heroínas – enfrentar a adversidade de ter um filho diferente. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.

MARQUES, Carla Elsa. (2000). Perturbações do Espectro do Autismo – Ensaio de uma Intervenção Construtivista Desenvolvimentista com Mães. Coimbra: Quarteto Editora

SIEGEL, Bryna. (2008). O mundo da criança com autismo – Compreender e tratar perturbações do espectro do autismo. Porto: Porto Editora.


AUTISMO

Educação Especial


quarta-feira, 29 de junho de 2011

Momento da gargalhada


Software Educativo Imagina





IMAGINA, CRIA E CONSTRÓI

O Imagina representa um novo conceito de software educativo integrado, versátil e acessível. Simplesmente fantástico! Pode ser utilizado por crianças e jovens com diferentes capacidades para produzir trabalhos de excelente qualidade, estimulando a autoria, a autonomia, a diversidade nas aprendizagens e as inteligências múltiplas.
Este produto foi avaliado e é recomendado pelo Ministério da Educação Português. A faixa etária é a partir dos 4 anos e usado para todos os niveis de ensino.

Este software pode ser utilizado por crianças e jovens com diferentes capacidades para produzir trabalhos de excelente qualidade, estimulando a autoria, a autonomia, adiversidade nas aprendizagens e as inteligências múltiplas.
O Imagina, cria e constrói não conhece outro limite a não ser o da imaginação dos utilizadores. É fácil de usar para construir, de forma integrada, páginas e livros, música, relatórios de acontecimentos, histórias ilustradas, poemas animados.
É uma nova geração da linguagem Logo. Possui uma hierarquia de objectos e comportamentos, processos independentes e paralelos, ferramentas de desenho e animação e um interface de manipulação directa alargado.

Este é apenas um excerto da história que construimos nas aulas de TIC, cujo titulo é: "História Magnifica"




Software Educativo Imagina na Educação Especial


O Software Educativo Imagina tem como objectivo: proporcionar um espaço de partilha e troca de experiências entre Animadores de Bibliotecas, Professores, Educadores e Pais, proporcionar um espaço de formação para a dinamização de ateliês de promoção da leitura, tendo por base as TIC, promover e divulgar práticas pedagógicas centradas na promoção da leitura com recurso às TIC e apresentar recursos educativos digitais adequados ao desenvolvimento de competências leitoras no Pré‐Escolar, 1.º CEB e Ensino Especial. Vou reflectir sobre o tipo de software aconselhado na Educação Especial para a área da leitura.


As crianças, jovens e adultos com NE, precisam de ter acesso a meios especiais de leitura que permitam desenvolver competências como: ouvir, ler e criar histórias ilustradas com símbolos e imagens, criar e utilizar quadros de comunicação alternativa e construir e utilizar grelhas de comunicação interactivas.



Sugestões de Software educativo aconselhado para a leitura na Educação Especial.


AVENTURAS 2




Um verdadeiro caderno digital que possibilita à criança brincar com a Língua Portuguesa. Pretende-se trabalhar todas as suas componentes da Língua e desenvolver competências de leitura e escrita, através de: frases que podem ser divididas em expressões, expressões que podem ser divididas em palavras, palavras que podem ser divididas nas suas sílabas, construir novas palavras com as sílabas existentes, associar imagens, desenhos ou símbolos às palavras, gravar a própria voz associando-a a palavras e imagens, ouvir tudo o que está escrito, fazer jogos com os conteúdos do próprio utilizador (usuário).
Este é um exemplo de um software inclusivo, indicado para todos os aprendizes desta língua, crianças, jovens ou adultos com necessidades educativas especiais, adultos em situações de reaprendizagem.




INVENTO 2 – CRIAR LIVROS DE ESTÓRIAS


O inVento 2 é uma ferramenta de edição que permite construir e imprimir cartazes, folhetos, livros e todo o tipo de materiais pedagógicos de forma simples e rápida.
Neste contexto, o professor poderá elaborar e/ou alterar fichas ou testes de avaliação e construir os seus próprios materiais, adaptando‐os à turma e à sala, tendo à sua disposição uma galeria com mais de 1500 imagens e 10.000 símbolos ilustrativos. Este software inclui já diversas histórias e exemplos de utilização, em Português e Inglês. Integra igualmente o sintetizador de voz em Português Europeu (Madalena), que lê tudo o que está escrito.
Pode ser utilizado por pessoas com necessidades educativas especiais, pois:
possui um sintetizador de voz em Português Europeu que permite ler tudo o que está escrito no documento, permite combinar texto com símbolos e imagens (o que pode facilitar a leitura e escrita), o tamanho da letra a utilizar no programa pode ser aumentado, a utilização das cores é diversificada. Estas duas funcionalidades permitem a utilização deste programa por crianças com dificuldades de visão.
É um editor de páginas que permite desenvolver algumas competências curriculares básicas como a criação livre de textos;a produção de diversos materiais, utilizando expressão escrita e imagens: livros, panfletos, jornais, cartazes, banda desenhada, etc;a criação de fichas de discriminação visual e associação; a construção de jogos e actividades a realizar em papel ou no computador para a consolidação de conhecimentos;a identificação e correcção assistida de erros ortográficos;a compreensão das relações entre frases e grafemas.
Nas aulas de TIC, construímos uma história com esta ferramenta, aqui mostro um pequeno enxerto.



COMUNICAR COM SÍMBOLOSESCREVER E COMUNICAR COM SÍMBOLOS

A nova tecnologia de símbolos para apoiar a escrita, versão do software de Comunicação Aumentativa e Alternativa Escrita com Símbolos.
Este software permite a adaptação da interface a diferentes utilizadores com diferentes capacidades, inclui um mecanismo de “simbolização inteligente” que torna a associação texto‐símbolo praticamente inequívoca e elaboração de quadros de comunicação interactivos.
Inclui sintetizador de voz de excelente definição em Português Europeu que lê tudo o que se escreve, verificador ortográfico pictográfico, ferramentas facilitadas para construir actividades e elaborar grelhas de escrita interligadas, possibilidade de utilizar o software para aprendizagem da Língua Inglesa, utilizando a simbolização nesta língua e os exemplos.



PIOLHO ZAROLHO


É uma história da autoria da escritora Lurdes Breda escrita em verso e ilustrada por Carla Figueiredo. Cada quadra é acompanhada da ilustração correspondente e escrita com texto e símbolos. Associando-se as imagens, o texto e os sons, este método pode ser utilizado para processos de reabilitação ou em contextos educativos,nomeadamente para crianças com necessidades especiais ou dificuldades de aprendizagem. O que se pretende é que as crianças sejam estimuladas para a leitura, o conhecimento e aprendizagem do texto.


ENSINO REGULAR PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS



Uma boa organização na sala de aula exige a presença de regras claras, quer no que respeita ao comportamento, como na forma de execução das tarefas e actividades de aprendizagem. No entanto, todo esse processo de organização e funcionamento deve passar pelo respeito mútuo, pela aceitação e compreensão das necessidades do outro, por um processo aberto e dinâmico de negociação onde o aluno se sente responsável e participante.


Vale a pena reflectir!

DIFERENÇA





"Eu não sei se aquilo de que eu gosto em ti
é o que te diferencia
de mim ou o que temos em comum.
Quer gostes ou não, agradas-me
pelas duas coisas. O que é comum
reconforta-me, o que é diferente,
estimula-me..." - Joan Manuel Serrat



Vale a pena reflectir!

As TIC no apoio a crianças com Necessidades Especiais

terça-feira, 28 de junho de 2011

Site de Educação Especial

E-PORTFÓLIO DE ACTIVIDADES EDUCATIVAS


Este site foi criado com o intuito de fornecer ao corpo docente novos materiais e metodologias educativas, nomeadamente aqueles que estão ligados de uma forma directa com crianças com dificuldades de aprendizagem de carácter prolongado, ou seja, o e-portfólio de actividades educativas serve de recurso educativo de apoio aos alunos com NE.


O site está divido em dois tipos de jogos:


  • Jogo das palavras

A criança tem várias opções como associações, completar frases, confusão entre palavras, completar palavras, escolha múltipla, sopa de letras, ordenar frases e masculino ou feminino.






  • Jogo das imagens

A criança pode optar por associar imagens, puzzles,descobrir diferenças, simetrias e rotações.





Reflexão

Na minha opinião, este site além de ter uma parte lúdica, possui grande valor pedagógico, pois provoca na criança a elaboração esquemas mentais, a estimulação do seu pensamento, a ordenação de tempo e de espaço. Eles também favorecem a aquisição de condutas cognitivas e desenvolvimento de capacidades como a memória, a concentração e a literacia.
A criança consegue aceder facilmente, explorando de forma livre e independente.

Programa Zac Browser



Zac Browser é um programa de internet concebido especialmente para ser utilizado por crianças com autismo ou Perturbações do Espectro do Autismo.
Esta ferramenta foi desenvolvida pelo avô de um menino, Zackary Villeneuve, que sofre deste problema.
Sabendo à partida que as crianças com autismo ou Perturbações do Espectro do Autismo apresentam características tais como deficiências na interacção social, dificuldade na comunicação, interesses restritos e comportamentos repetitivos, este programa é centrado essencialmente nas interacções infantis (nomeadamente com muitos jogos e actividades que apelam a interesses variados) e foi criado com o objectivo de enriquecimento, liberdade e independência das crianças com esta problemática.
O sítio que o divulga oferece contudo também um espaço para pais e educadores para partilhar as suas experiências, ferramentas e recursos, e conectá-los com uma comunidade solidária, compassivo e extremamente experiente.



As crianças que usem o Zac Browser seleccionam actividades clicando em ícones maiores que os normalmente encontrados, como uma bola de futebol para os jogos e livros que indicam histórias.
O browser ZAC reduz o número de controles de interface de usuário e remove o acesso a grande parte da Web, a fim de simplificar a experiência destas crianças. Além de eliminar conteúdos adultos, o navegador também tira funções inúteis do botão direito do rato. Desta maneira, o programa evita a perda de sentimento de confiança gerado por actos improdutivos, pela criança.

Está disponível em inglês, francês ou espanhol, o produto pode ser descarregado e instalado sem custos. Propõe ainda uma interface de pesquisa / directório específicos sobre a temática em questão (estes em versão inglesa, apenas).


Site oficial - download
http://www.zacbrowser.com


TIC- EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA




O âmbito da educação, com as suas características específicas, não se diferencia do resto dos sistemas sociais no que se refere à influência das TIC. Muitas crianças e jovens crescem em ambientes altamente mediados pela tecnologia, sobretudo a audiovisual e a digital. Muitas pessoas interessadas em educação viram nas tecnologias digitais de informação e comunicação o novo determinante, a nova oportunidade para repensar e melhorar a educação.
As TIC criaram novos espaços de construção do conhecimento. Agora, além da escola, também a empresa, a residência e o espaço social tornaram-se educativos.
A educação à distância é uma forma de ensinar, com ênfase no aluno, onde o mesmo tem acesso à tal fonte de ensino, (que pode ser um professor ou uma instituição), através de dispositivos electrónicos e multimédia que, dependendo da sua sofisticação, fornecem uma independência de espaço e/ou de tempo, assim como uma maior ou menor interacção.

Pode-se recorrer ao e-learning, b-learning, c-learning e m-learning, são todos de aprendizagem electrónica e estão ligados à internet.


ENTÃO...


O e-learning é um termo fruto de uma combinação entre o ensino com auxílio da tecnologia e a educação à distância. O e-learning parece apresentar-se, hoje, como uma forma de resposta .às necessidades emergentes de uma sociedade caracterizada por elevados níveis de competitividade, em que o "tempo" é um factor crítico no desenvolvimento dos indivíduos e das instituições e a formação permanente uma necessidade premente. O aumento da sua utilização deve-se, em parte, ao constante desenvolvimento das novas tecnologias, mas também à necessidade, por parte de indivíduos/instituições, de encontrar uma forma de aprendizagem de baixo custo, rápida, eficaz e de fácil acesso, características que definem o e-learning.


O b-learning (blended learning), é um modelo de formação misto, que inclui uma componente online e uma outra presencial, ou seja, é um modelo de características próprias, que abrange as melhores componentes do ensino a distância e presencial.
Este modelo pode, assim, ser definido como uma forma de distribuição do conhecimento que reconhece os benefícios de disponibilizar parte da formação on-line, mas que, por outro lado, admite o recurso parcial a um formato de ensino que privilegie a aprendizagem do aluno, integrado num grupo de alunos, reunidos numa sala de aula com um professor.


O c-learning – este sistema privilegia uma aprendizagem colaborativa, também recorre ao computador e à internet.


O m-learning (Mobile learning) é um outro termo que tem vindo a ganhar evidência no âmbito do ensino a distância, é feito através da utilização de dispositivos móveis como telemóveis, PDA´s e Tablet PC. As vantagens destas tecnologias para a educação são inúmeras se pensarmos na possibilidade de portabilidade onde os alunos podem aceder a informações mais actuais de diversos assuntos em todas as partes da escola, com rapidez e facilidade, permitindo também a interacção directa com o professor, que pode estar a enviar os conteúdos e a comunicar com os seus alunos em tempo real.

Programa Calaméo





“O sapo apaixonado” é um exemplo de uma história criada no Power Point e depois adaptada numa publicação interactiva a partir do Calaméo, ficando com este aspecto final.


O QUE É O CALAMÉO ?

O Calaméo é um programa que cria instantaneamente publicações Web interactivas.
Uma publicação interactiva é um documento electrónico interactivo, acessível a partir de um computador e capaz de reproduzir a sensação de estar a ler um documento de papel: virar as páginas, marcar as páginas, ampliar uma área, revistas, brochuras, catálogos de vendas, relatórios anuais, brochuras de apresentação.
Este programa é o meio ideal para publicar, procurar e partilhar todos os seus documentos online. Pode organizar as suas publicações em subscrições. Além disso, você, a sua família e os seus colegas podem inserir comentários e iniciar debates sobre cada publicação!
Destina-se a qualquer pessoa, empresa, associação, agência, etc. que procure oferecer um meio dinâmico e inovador que cumpra as novas normas de comunicação.


Vantagens de uma publicação interactiva


 Economias de tempo e custo em produção, impressão, envio de cópias impressas e logística. Comunicação inovadora, original e lúdica que capta imediatamente o interesse do leitor.

 Relatório de audiência, estatísticas sobre o universo de leitores... e outras funcionalidades de e-Marketing que permitem medir a eficácia das suas publicações.

 Facilidade de acesso e armazenamento de ficheiros acessível na Internet a qualquer momento.

 Possibilidade de criar uma agência de imprensa online.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Técnica e Tecnologia são sinónimos?

Vivemos actualmente no mundo do consumo da tecnologia, que nos impõe o seu ritmo acelerado de vida e de adequação ao seu modus vivendi;
A tecnologia humana é algo recente em relação à técnica, pois esta guarnece a humanidade desde que o homem adquiriu cultura. A tecnologia surge apenas com o desenvolvimento da ciência;
Técnica refere-se ao saber humano passado de “pai para filho”;
Tecnologia é o pensamento ou o discurso científico sobre as técnicas;
A tecnologia surge com a ciência moderna a partir do século XVII.
As técnicas evoluíram ao longo do tempo, mas não de forma linear.
Cada sociedade avançou e criou suas próprias técnicas em contacto ou não com as demais sociedades.


Técnica e Tecnologia são sinónimos?
NÃO!

Técnica (do grego, τέχνη (téchne) 'arte, técnica, ofício', a palavra do grego techné cuja tradução é arte, portanto, a técnica confundia-se com a arte, tendo sido separada desta ao longo dos tempos) é o procedimento ou o conjunto de procedimentos que têm como objetivo obter um determinado resultado, seja no campo da Ciência, da Tecnologia, das Artes ou em outra atividade.


Tecnologia (do grego τεχνη— "ofício" e λογια— "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.

Importância da comunicação



"Se perdesse todas as minhas capacidades,
todas elas menos uma, escolheria ficar
com a capacidade para comunicar,
porque com ela depressa recuperaria
tudo o resto…"

Daniel Webster

domingo, 5 de junho de 2011

Diversidade

Não há,não,
duas folhas iguais em toda a criação.
(...)
Limbo todas têm
que é o próprio das folhas;
pecíolo algumas;
baínha nem todas.
Umas são fendidas,
crenadas, lobadas,
singelas, dobradas.
(...)
Umas vão e caem no charco cinzento,
e lançam apelos nas ondas que fazem;
outras vão e jazem
sem mais movimento.
(...)
É dessas que eu sou.
Poesias Completas de António Geredão (1956/57)