terça-feira, 28 de junho de 2011

TIC- EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA




O âmbito da educação, com as suas características específicas, não se diferencia do resto dos sistemas sociais no que se refere à influência das TIC. Muitas crianças e jovens crescem em ambientes altamente mediados pela tecnologia, sobretudo a audiovisual e a digital. Muitas pessoas interessadas em educação viram nas tecnologias digitais de informação e comunicação o novo determinante, a nova oportunidade para repensar e melhorar a educação.
As TIC criaram novos espaços de construção do conhecimento. Agora, além da escola, também a empresa, a residência e o espaço social tornaram-se educativos.
A educação à distância é uma forma de ensinar, com ênfase no aluno, onde o mesmo tem acesso à tal fonte de ensino, (que pode ser um professor ou uma instituição), através de dispositivos electrónicos e multimédia que, dependendo da sua sofisticação, fornecem uma independência de espaço e/ou de tempo, assim como uma maior ou menor interacção.

Pode-se recorrer ao e-learning, b-learning, c-learning e m-learning, são todos de aprendizagem electrónica e estão ligados à internet.


ENTÃO...


O e-learning é um termo fruto de uma combinação entre o ensino com auxílio da tecnologia e a educação à distância. O e-learning parece apresentar-se, hoje, como uma forma de resposta .às necessidades emergentes de uma sociedade caracterizada por elevados níveis de competitividade, em que o "tempo" é um factor crítico no desenvolvimento dos indivíduos e das instituições e a formação permanente uma necessidade premente. O aumento da sua utilização deve-se, em parte, ao constante desenvolvimento das novas tecnologias, mas também à necessidade, por parte de indivíduos/instituições, de encontrar uma forma de aprendizagem de baixo custo, rápida, eficaz e de fácil acesso, características que definem o e-learning.


O b-learning (blended learning), é um modelo de formação misto, que inclui uma componente online e uma outra presencial, ou seja, é um modelo de características próprias, que abrange as melhores componentes do ensino a distância e presencial.
Este modelo pode, assim, ser definido como uma forma de distribuição do conhecimento que reconhece os benefícios de disponibilizar parte da formação on-line, mas que, por outro lado, admite o recurso parcial a um formato de ensino que privilegie a aprendizagem do aluno, integrado num grupo de alunos, reunidos numa sala de aula com um professor.


O c-learning – este sistema privilegia uma aprendizagem colaborativa, também recorre ao computador e à internet.


O m-learning (Mobile learning) é um outro termo que tem vindo a ganhar evidência no âmbito do ensino a distância, é feito através da utilização de dispositivos móveis como telemóveis, PDA´s e Tablet PC. As vantagens destas tecnologias para a educação são inúmeras se pensarmos na possibilidade de portabilidade onde os alunos podem aceder a informações mais actuais de diversos assuntos em todas as partes da escola, com rapidez e facilidade, permitindo também a interacção directa com o professor, que pode estar a enviar os conteúdos e a comunicar com os seus alunos em tempo real.

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