quarta-feira, 29 de junho de 2011

Software Educativo Imagina na Educação Especial


O Software Educativo Imagina tem como objectivo: proporcionar um espaço de partilha e troca de experiências entre Animadores de Bibliotecas, Professores, Educadores e Pais, proporcionar um espaço de formação para a dinamização de ateliês de promoção da leitura, tendo por base as TIC, promover e divulgar práticas pedagógicas centradas na promoção da leitura com recurso às TIC e apresentar recursos educativos digitais adequados ao desenvolvimento de competências leitoras no Pré‐Escolar, 1.º CEB e Ensino Especial. Vou reflectir sobre o tipo de software aconselhado na Educação Especial para a área da leitura.


As crianças, jovens e adultos com NE, precisam de ter acesso a meios especiais de leitura que permitam desenvolver competências como: ouvir, ler e criar histórias ilustradas com símbolos e imagens, criar e utilizar quadros de comunicação alternativa e construir e utilizar grelhas de comunicação interactivas.



Sugestões de Software educativo aconselhado para a leitura na Educação Especial.


AVENTURAS 2




Um verdadeiro caderno digital que possibilita à criança brincar com a Língua Portuguesa. Pretende-se trabalhar todas as suas componentes da Língua e desenvolver competências de leitura e escrita, através de: frases que podem ser divididas em expressões, expressões que podem ser divididas em palavras, palavras que podem ser divididas nas suas sílabas, construir novas palavras com as sílabas existentes, associar imagens, desenhos ou símbolos às palavras, gravar a própria voz associando-a a palavras e imagens, ouvir tudo o que está escrito, fazer jogos com os conteúdos do próprio utilizador (usuário).
Este é um exemplo de um software inclusivo, indicado para todos os aprendizes desta língua, crianças, jovens ou adultos com necessidades educativas especiais, adultos em situações de reaprendizagem.




INVENTO 2 – CRIAR LIVROS DE ESTÓRIAS


O inVento 2 é uma ferramenta de edição que permite construir e imprimir cartazes, folhetos, livros e todo o tipo de materiais pedagógicos de forma simples e rápida.
Neste contexto, o professor poderá elaborar e/ou alterar fichas ou testes de avaliação e construir os seus próprios materiais, adaptando‐os à turma e à sala, tendo à sua disposição uma galeria com mais de 1500 imagens e 10.000 símbolos ilustrativos. Este software inclui já diversas histórias e exemplos de utilização, em Português e Inglês. Integra igualmente o sintetizador de voz em Português Europeu (Madalena), que lê tudo o que está escrito.
Pode ser utilizado por pessoas com necessidades educativas especiais, pois:
possui um sintetizador de voz em Português Europeu que permite ler tudo o que está escrito no documento, permite combinar texto com símbolos e imagens (o que pode facilitar a leitura e escrita), o tamanho da letra a utilizar no programa pode ser aumentado, a utilização das cores é diversificada. Estas duas funcionalidades permitem a utilização deste programa por crianças com dificuldades de visão.
É um editor de páginas que permite desenvolver algumas competências curriculares básicas como a criação livre de textos;a produção de diversos materiais, utilizando expressão escrita e imagens: livros, panfletos, jornais, cartazes, banda desenhada, etc;a criação de fichas de discriminação visual e associação; a construção de jogos e actividades a realizar em papel ou no computador para a consolidação de conhecimentos;a identificação e correcção assistida de erros ortográficos;a compreensão das relações entre frases e grafemas.
Nas aulas de TIC, construímos uma história com esta ferramenta, aqui mostro um pequeno enxerto.



COMUNICAR COM SÍMBOLOSESCREVER E COMUNICAR COM SÍMBOLOS

A nova tecnologia de símbolos para apoiar a escrita, versão do software de Comunicação Aumentativa e Alternativa Escrita com Símbolos.
Este software permite a adaptação da interface a diferentes utilizadores com diferentes capacidades, inclui um mecanismo de “simbolização inteligente” que torna a associação texto‐símbolo praticamente inequívoca e elaboração de quadros de comunicação interactivos.
Inclui sintetizador de voz de excelente definição em Português Europeu que lê tudo o que se escreve, verificador ortográfico pictográfico, ferramentas facilitadas para construir actividades e elaborar grelhas de escrita interligadas, possibilidade de utilizar o software para aprendizagem da Língua Inglesa, utilizando a simbolização nesta língua e os exemplos.



PIOLHO ZAROLHO


É uma história da autoria da escritora Lurdes Breda escrita em verso e ilustrada por Carla Figueiredo. Cada quadra é acompanhada da ilustração correspondente e escrita com texto e símbolos. Associando-se as imagens, o texto e os sons, este método pode ser utilizado para processos de reabilitação ou em contextos educativos,nomeadamente para crianças com necessidades especiais ou dificuldades de aprendizagem. O que se pretende é que as crianças sejam estimuladas para a leitura, o conhecimento e aprendizagem do texto.


Sem comentários:

Enviar um comentário